Conheça Cachoeira Paulista

Conheça um pouco mais da cidade de Cachoeira Paulista

O município de Cachoeira Paulista está localizado em frente à Via Dutra, a 200 km de São Paulo e a 210 Km do Rio de Janeiro, no fundo do Vale do Paraíba, aos pés da Serra da Mantiqueira. A partir da área central da cidade é possível visualizar diversos cumes dessa formação, dentre os quais destacam-se o Pico dos Marins (com altitude de 2.420 metros) e a Pedra da Mina (altitude de 2.798).

A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA 

A cidade de Cachoeira Paulista, no interior do Estado de São Paulo, abriga aquela que foi considerada uma das mais magníficas construções ferroviárias da história deste país.

Inaugurada em 1875, a Estação ferroviária de Cachoeira Paulista marcava o ponto de encontro entre dois importantes ramais ferroviários do Brasil: a Estrada de Ferro do Norte (também conhecida como Estrada de Ferro São Paulo – Rio) e a Estrada de Ferro Dom Pedro II, que vinha desde a cidade do Rio de Janeiro. Embora, atualmente encontre-se completamente abandonada, a Estação de Cachoeira Paulista ainda exibe traços da bela arquitetura empreendida na época de sua construção.

  • Fachada do Teatro histórico .

 

IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO .

Situada na praça principal da cidade, tem o teto decorado com pinturas a óleo pelo artista cachoeirense Nelson Lorena.
  • Igreja de São Sebastião na praça central de cachoeira paulista .

SANTUÁRIO DE SANTA CABEÇA.

A cabeça de uma Santa foi recolhida na rede de pescadores do rio Tiete, mais ou menos em 1.885. Os pescadores deram a cabeça a um negociante. Este, viajando por Vila de Silveira, presenteou a amiga Joanna de Oliveira com a Santa.

Após algum tempo, Joanna mudou-se para Jatahy, bairro de Cachoeira Paulista, onde angariou fundos e construiu a primeira capela.
Em 26 de agosto de 1.928, inaugurou a atual Igreja de Santa Cabeça, construída por católicos de Cachoeira Paulista e o vigário, numa grande campanha e com sucesso.
Todo o domingo às 9:30 hs acontece a celebração da Santa Missa onde fiéis vão pedir e agradecer suas graças.
E no segundo domingo de dezembro, acontece a grandiosa festa de Santa Cabeça, com a tradicional procissão dos fiéis saindo da Paróquia Santo Antonio até Santa Cabeça.

  • Festa do Santuário de santa cabeça

 CONHEÇA OUTROS PONTOS TURÍSTICOS NA CIDADE .